sábado, fevereiro 06, 2010



A COR DA VIDA
por Hermes Delicio - hermesdelicio@hotmail.com
"Para atingir a perfeição na arte do colorido, o artista deve coordenar os efeitos morais das cores, os seus efeitos psicológicos, a sua natureza técnica, enfim, a influência que elas exercem nas circunstâncias interiores e exteriores de nossas vidas. As cores atuam sobre a alma: podem excitar-lhe sensações, despertar-lhe emoções, idéias que nos tranqüilizam ou nos agitam e que ou provocam a tristeza ou a alegria". (Goethe)
O mundo em que vivemos influencia o nosso comportamento, os nossos hábitos e as nossas relações sociais. Do mesmo modo, exerce influência marcante sobre as nossas formas de expressão e sobre a nossa percepção estética. Assim, o tratamento e a atenção dada à Cor varia de acordo com as diferentes linguagens que o homem tem produzido ao longo da História. Na pré-história, o homem já usava a pintura para representar o mundo que o cercava e as suas emoções mais profundas. Em suas pinturas rupestres, o homem primitivo utilizava, como cores básicas, o preto, o terra avermelhado e o ocre; essas cores eram obtidas a partir de pigmentos encontrados na natureza e eram produzidas a partir de minerais triturados e misturados a um aglutinante, como água e óleo vegetal, e as condições em que eram utilizadas: inicialmente, pintavam com as próprias mãos em rochedos e cavernas e nada impediu o homem de se expressar através dos tempos pelas cores. A cor é uma necessidade antropológica.

A percepção e o emprego das cores fazem parte do cotidiano do homem, mas a maneira de perceber as cores é muito diferente para cada um de nós. Por exemplo: Quando você pensa na cor vermelha, que situação ou objeto lhe vem à cabeça? Uma maçã do amor? Uma boca? Um morango, ou rosas? Uma parede escarlate, energética?
Certamente, se essa pergunta fosse feita para varias pessoas, teríamos as mais diversas respostas. Cada cultura tem a sua forma própria de usar e sentir a cor e de dar a ela o seu legitimo significado. Há, também, em cada um de nós, uma memória afetiva e um arquivo cultural de cores, ou seja, uma mesma cor pode produzir sentidos múltiplos e diversos, pode adquirir um novo significado a partir da percepção do observador, interagindo com ele e exercendo importante papel sobre sua saúde espiritual, mental e física. Em outras palavras, podemos afirmar que infinitas são as possibilidades de significação e ação da cor sobre todo o espectro existencial; as cores agem nas estrelas até o mais ínfimo objeto ou ser que possamos imaginar e perceber... a cor é Essência Divinal essencial à Vida.

No entanto, essas várias possibilidades de sentido e ação, que cada cor pode representar, não se restringem apenas à memória afetiva, ao arquivo cultural ou à produção de sentidos de cada um de nós. As cores agem diretamente sobre a nossa saúde espiritual, mental e física. A função da cor é geradora de vida, e vida em abundância. Sendo assim, devemos nos conscientizar da necessidade que todos temos de gerenciar essa harmonização de nossos ambientes através do uso equilibrado e vital das cores. Essa harmonização é fundamental para que você compreenda melhor o fenômeno da cor e a sua ação no ambiente e consequentemente sobre nossas vidas. As cores são energias puras, escancaram os nossos caminhos ao abrir os olhos para outras dimensões, certamente presentes e urgentes em nossas vidas.

O meu propósito é levá-lo a perceber que as noções aqui tratadas não são apenas teóricas, mas ganham real importância e valor nas relações que você busca estabelecer em seu universo pessoal com a prática, ou seja, as cores fazem fundamentalmente parte da vida íntima e também do cotidiano de nossa atividade profissional.
Utilizar a cor corretamente é também expandir o nosso Universo íntimo! Não deixe a sua vida sem o equilíbrio das Cores, pois, através delas, curamos a nós próprios e ajudamos a curar o Mundo.
Luz
Texto revisado
http://somostodosum.ig.com.br/clube/c.asp?id=21071

Nenhum comentário:

Seguidores