terça-feira, janeiro 12, 2010


ANTÔNIO PARREIRAS




Minha grande alegria é conhecer e o poder revelar a arte do grande Pintor Antônio Diogo Parreiras, que faleceu em 1937, sendo a antiga residência do grande Mestre, desde o ano de 1941, o seu próprio MUSEU- situado em Niterói/RJ. Na rua Tiradentes, 47

Durante o período colonial, nossa pintura era na sua maioria de temática religiosa. No século XVII, durante o domínio holandês, tivemos a presença de paisagistas como Franz Post, mas seus trabalhos tinham a finalidade documental, não influenciando o desenvolvimento de nossa pintura.
Em 1816, com a chegada da Missão Artística Francesa e a criação da Academia Imperial de Belas Artes, foi inaugurado no país o ensino oficial, apesar da paisagem ser ainda considerada como um gênero menor da pintura.
Em 1826, a "paisagem" se torna disciplina na academia, mas apenas com o ingresso de Georg Grimm como professor da cadeira de "Paisagem, Flores e Animais", a disciplina ganhou um novo impulso, com as aulas praticadas ao ar livre para que os alunos pudessem perceber e sentir a natureza de forma natural e integral.
No curto espaço de tempo em que lecionou na Academia, Grimm revolucionou o ensino da disciplina, rebelando-se contra os ultrapassados métodos oficiais.



António Parreiras
ÀRVORE MORTA
0,94x117cms

Homenagem
O maior paisagista brasileiro, nasceu em São Domingos, Niterói, em 20 de Janeiro de 1860. Em 1883, iniciou a sua formação artística na Academia Imperial das Belas Artes, onde teve como professor Georg Grimm (1846-1887), que o incentivou a pintar paisagens ao ar livre, método que contrariava o ensino clássico e formal da Academia.Passa a integrar o Grupo Grimm, marco histórico do surgimento do paisagismo brasileiro do século XX. No ano de 1888, durante uma exposição, o artista recebe a visita do imperador D. Pedro II, que, impressionado, adquire, uma obra do artista.Após uma viagem à Europa, realiza uma exposição individual no Brasil, que marca a sua convicção dos ideais da pintura ao ar livre e a obstinação na busca de sua prórpia originalidade.
Com o advento da República, Parreiras se afasta da cadeira de prfessor da Academia de Belas Artes, que ocupava desde 1890, e cria a Escola Ar Livre em Niterói.A transição do século XIX para o século XX atesta a consagração artística de Antônio Parreiras. Realiza inúmeras encomendas de pinturas em especial as que tratam dos temas históricos vinculados aos estados brasileiros, hoje localizadas nos Palácios de Governo das principais capitais do país.Espírito rebelde, apaixonado e polêmico, Antônio Parreiras construiu obra das mais singulares na história da arte brasileira. Dedicou-se a pintura de paisagem, histórica e de gênero.



Pesquisa:
http://www.sec.rj.gov.br/webmuseu/map.htm

Matéria feita durante a minha permanência no Caderno Rebate.

Nenhum comentário:

Seguidores